Início » Projeto Geração de Renda

Projeto Geração de Renda


O Instituto Chamaeleon fechou uma parceria com o Instituto Adelina no projeto Geração de Renda e estamos a todo vapor confeccionando sacolas sustentáveis e de responsabilidade social.
As sacolas são lindas e em breve estarão à venda.

Leia mais sobre o Projeto:

Projeto Geração de Renda

A Dudalina, inspirada na fundadora da empresa, Dona Adelina, que diante das sobras de tecidos provenientes da produção de camisas, resolveu utilizar estes tecidos na confecção de artigos de Patchwork (retalhos), criou um programa em parceria com o Instituto Sócio Ambiental Adelina Clara Hess de Souza, de incentivo a geração de renda. O projeto começou, em 2005, com a doação de kits de retalhos para grupos de geração de renda.

Dudalina

Objetivo

Incentivar a formação de grupos de geração de renda, através da doação de matéria-prima e capacitação, contribuindo assim com a inclusão social de comunidades carentes brasileiras. Estratégias e programas adotados para atingir o objetivo e fases de implementação do projeto: Para receber os kits, a instituição entra em contato com a empresa e informa seus dados (a empresa deve possuir um CNPJ para ser beneficiada). O transporte desses kits é feito por transportadoras que oferecem o frete como cortesia, por se tratar de doação. Em 2009 o projeto evoluiu ainda mais com a criação de oficinas para capacitação na técnica de patchwork. Desde maio de 2009, mensalmente são realizadas diversas turmas de capacitação em Blumenau, no Instituto Adelina (da Dudalina). Entidades de todo o Brasil, entram em contato solicitando kits e a participação nas oficinas. Os kits são separados e enviados e a participação no curso é agendada conforme disponibilidade.

Como Funciona

Para receber os kits de retalhos, as instituições entram em contato com o Instituto Adelina e informam seus dados cadastrais (a instituição deve possuir CNPJ para ser beneficiada). Após o cadastro efetuado os kits são preparados e enviados para as entidades.

As entidades também recebem capacitação na técnica de patchwork para trabalharem com os kits de retalhos, que são formados por quadradinhos de tecido de 8×8 cm ou 6×6 cm. Sacola Social

Com os kits de retalhos recebidos é possível criar uma infinidade de produtos. Os grupos de geração de renda, além de receber os kits de retalhos, recebem também resíduos de embalagem de rolos de tecido, que servem de forro para a confecção das sacolas sociais.

As sacolas são vendidas para a comunidade e para empresas. Os produtos confeccionados pelos grupos despertam o interesse de outras empresas. A proposta da sacola social é a de substituir as sacolas plásticas, reduzindo assim o lixo produzido nas cidades e contribuindo com a preservação ambiental.

Voltar ao Topo