Início » Jovens em Ação do Itapoã

Jovens em Ação do Itapoã


Um olhar atento às demandas de autoconhecimento dos jovens visando o fortalecimento da auto-estima, socialização com cidadania e em busca da profissionalização adequada.

Você jovem tem um grande desafio. O desafio de querer crescer.
Por isso fazemos um convite a você jovem de hoje para buscar o sonho que existe em sua alma.
Estar disposto ao crescimento é colocar-se diante de si mesmo, de suas verdades, de suas escolhas, dos seus erros, acertos, limitações e sonhos.
Por trás de cada jovem existe um potencial escondido que é velado, desconhecido por ele mesmo e que precisa encontrar seu próprio caminho para alcançar a liberdade.
A vida é feitas de escolhas. Venha escolher o seu futuro, participando de um projeto que visa um mundo melhor e possível.
Vamos juntos conquistar esse mundo?

Grupo-Alvo: jovens e suas famílias em situação de vulnerabilidade, alunos das escolas publicas do Distrito Federal e entorno e seus familiares.

1ª Escola Beneficiada: Escola Zilda Arns, Itapoã, Distrito Federal.

Objetivo Geral

Criar um espaço de atendimento e apoio aos jovens e suas famílias, que possibilite a convivência saudável, troca de experiências e orientações, despertando a busca dos jovens para o seu autoconhecimento e o gerenciamento de sua vida de forma correta, digna e ética, compartilhando essa busca com seus familiares.

Objetivos Específicos:

1. Despertar as potencialidades de cada participante, sensibilizando-as a descobrirem o seu valor como agente social de mudanças e propiciando recursos e habilidades necessárias para o bom convívio familiar, fortalecendo a identidade cultural e o diálogo dentro da família.

2. Fornecer noções básicas de nutrição e higiene alimentar, ampliando a visão da alimentação saudável, baseada no aproveitamento integral dos alimentos,

3. Orientar sobre a importância do auto-cuidado, da prevenção e promoção à saúde familiar.

4. Detectar possíveis necessidades de atendimentos posteriores, individuais ou não, visando à continuidade, o acompanhamento e a ampliação do projeto inicial.

5. Orientar as famílias em relação à violência doméstica, proporcionando conhecimentos quanto aos seus direitos, formas de denúncia, prevenção, trabalhando a melhoria da auto-estima a fim de retomar sua vida após traumas vividos.

6. Orientar os jovens e as famílias em relação à sexualidade, abuso sexual e prevenção à violência de forma geral.

7. Capacitar jovens para o mercado de trabalho, orientando sobre empreendedorismo e noções financeiras.

Resultados Esperados

  • Afirmação de sua valorização e auto-estima;
  • Conscientização da importância da prevenção de doenças físicas e mentais;
  • Famílias preparadas e orientadas para a sua autodefesa, como cidadãs, conscientes de seus direitos e deveres;
  • Atendimento do máximo de jovens e suas famílias durante o ano de 2013, incluindo a equipe de professores e direção da escola Zilda Arns;
  • Institucionalização deste projeto piloto com base nos resultados alcançados que se refletem na possibilidade de melhoria de vida das famílias envolvidas no mesmo.
Voltar ao Topo